Parcerias e Colaboradores
Programa Saúde e Brincar do Instituto Fernandes Figueira
Um exemplo bem sucedido do aproveitamento terapêutico da atividade lúdica em ambiente hospitalar destinado ao tratamento infantil que acontece no Instituto Fernandes Figueira, hospital de referência em pediatria no Rio de Janeiro, vinculado à fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Criado pela Drª Elisa Santa Rosa em 1994 e hoje coordenado pela Profª Rosa Mitre e com equipe formada por psicólogo, fonoaudióloga, pedagoga, terapeuta ocupacional e graduandos de diversas áreas da Saúde e Educação, além de criar espaço lúdico como estratégia de intervenção no campo do adoecimento e da hospitalização na infância, o Programa contribui para a construção de um novo modelo de pediatria hospitalar, onde as características psíquicas, sociais e culturais da criança hospitalizada sejam levadas em consideração no diagnóstico e na condução terapêutica.
Instituto
Roda de Palhaço
O Instituto Roda de Palhaço é uma Organização da Sociedade Civil que promove ações articulando arte, educação e saúde, promovendo o encontro entre palhaços e crianças, adolescentes, profissionais de saúde e sociedade civil em locais diversos como como hospitais públicos, espaços culturais e instituições de formação em arte e saúde.
Le Rire Médecin
Em 1991, Caroline Simonds criou a Le Rire Médecin, uma associação francesa que reúne cerca de 70 atores profissionais que intervêm regularmente nos hospitais pediátricos de toda França.
Programa Doutores
da Alegria
Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, o Programa Doutores da Alegria é o maior e mais importante trabalho organizado de palhaços de hospital no Brasil, com equipes sediadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte. Participam dele, em média, 50 palhaços que realizam, anualmente, em torno de 65.000 visitas aos serviços pediátricos dos hospitais.