A experiência de fazer intervenções artísticas regulares em um ambiente hospitalar obriga o artista em formação a entrar em contato com conceitos importantes para a vivência no palco. O Programa Enfermaria do Riso volta o foco do artista para a relação com o improviso, a relação com o parceiro e a responsabilidade que o palhaço tem com suas escolhas e com sua audiência.
Juntar a ideia de números de palhaços, recorrente nas apresentações circenses com a experiência de improviso e de convivência num ambiente tão distante do picadeiro foi o ponto de partida para elaboração do espetáculo. Os palhaços foram convidados a apresentarem números a partir de estímulos encontrados no seu dia a dia de trabalho no hospital.
A dramaturgia elaborada nos improvisos de dupla e o treinamento para o jogo a partir da relação com outro palhaço permitiram que o espetáculo fosse elaborado como um quebra-cabeça. Nessa experiência, os lugares do autor e do diretor foram repensados. A encenação lança desafios e organiza o que foi trabalhado, tentando montar o “texto” feito por nove autores distintos, elaborando uma cena cujo discurso se comunica não só com aqueles que trabalham no hospital, mas também com aqueles que querem distância dele.
Em 2008, o espetáculo PalhaSOS participou:
- do Encontro Regional Sudeste de Cultura da UNIRIO;
- do IV Festival Nacional de Teatro de Rio das Ostras, onde Filipe Codeça foi premiado como melhor ator de espetáculo infantil;
- da V Festa Internacional de Teatro de Angra;
- da 7ª Edição do Anjos do Picadeiro, encontro internacional de palhaços.
PalhaSOS na Rússia
O espetáculo PalhaSOS ganhou, em 19 de abril de 2010, o prêmio de Melhor espetáculo pelo júri popular no 12º FIESTA – Festival Internacional de Teatro Estudantil de Perm, na Rússia. O espetáculo recebeu também Menção Honrosa pelo trabalho de formação de palhaços para atuarem em hospitais, realizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.
PalhaSOS na Tunísia
O espetáculo do Programa Enfermaria do Riso, PalhaSOS foi convidado a participar do 14º Festival Internacional de Teatro Universitário de Monastir, na Tunísia, no período de 01 a 09 de agosto. O evento é promovido pela Universidade de Monastir, sob a supervisão do Ministério do Ensino Superior da República da Tunísia e reuniu espetáculos universitários de países como: Arábia Saudita, Líbia, Croácia, França, Argélia, Marrocos, Egito, Palestina, Rússia e Tunísia. A apresentação do espetáculo foi no dia 05 de agosto do Ribat, antiga fortaleza árabe. O Programa Enfermaria do Riso contou com o apoio do Ministério das Relações Exteriores e da UNIRIO e foi o único grupo das Américas a integrar a mostra competitiva do festival.
Dirigido por Flávio Souza e com supervisão geral da Profª Ana Achcar, da Escola de Teatro, a peça PalhaSOS apresenta as experiências vividas pelos enfermeiros-palhaços nas alas pediátricas do HUGG, do Hospital Fernandes Figueira e do Hospital da Lagoa. A montagem contou com uma estrutura cênica preparada especialmente para o FITUM, com o texto adaptado para o francês, língua oficial da Tunísia. Durante o Festival de Monastir, o público participou de uma série de atividades artísticas e de estudo, além de entrega de prêmios e homenagens às melhores obras. O espetáculo PalhaSOS foi laureado como melhor espetáculo do festival.
Ficha Técnica
Texto: Enfermaria do Riso
Direção: Flávio Souza
Orientação: Ana Achcar
Direção Musical: Lucas Ciavatta
Cenário: Flavio Souza
Figurino: Enfermaria do Riso e Flavio Souza
Iluminação: Enfermaria do Riso
Operação de Luz: Flavio Souza
Elenco: Adriano Pellegrini, Ana Carolina Sauwen, Camila Nhary, Elisa Pinheiro, Filipe Codeça, Henrique Escobar, Júlia Sarmento, Mariana Fausto, Pablo Aguilar, Patricia Ubeda.
Duração do espetáculo: 1 hora e 15 minutos.