O Riso na Saúde

O Riso na Saúde é uma oficina de teatro dirigida aos profissionais de Saúde que possibilita a vivência dos princípios que regem as intervenções artísticas de palhaços. O objetivo central deste trabalho é possibilitar a experiência do humor e, através dela, reforçar a qualidade humana das relações que se estabelecem no ambiente hospitalar.

A proposta desta oficina surgiu a partir da percepção da existência de um sentido de cooperação regendo as relações entre médicos, enfermagem e pacientes. Quando a figura do palhaço entra para contribuir com essa equipe nada melhor do que compartilhar a sua forma de ver as coisas e tentar aprofundar cada vez mais as relações entre os profissionais que atuam no hospital.

A troca de experiências proporcionada pelo trabalho na oficina ajuda a estreitar os laços entre equipe médica e artistas, facilitando o diálogo e a troca de informações, contribuindo para elaborar um trabalho aprofundado de transformação do ambiente hospitalar. 

 

A tentativa de olhar para o hospital através dos olhos do palhaço pode ajudar a perceber uma nova forma de se comunicar e entrar em relação com os pacientes e acompanhantes, assim como os profissionais de saúde.

Imagem23.png
Imagem2.png

A oficina também é lugar de troca mais aprofundada dos artistas com os profissionais de saúde, para tentar entender de que forma podem ser mais eficientes, levando a uma evolução cada vez maior dos palhaços.