Histórico
O Programa Interdisciplinar de Formação, Ação e Pesquisa Enfermaria do Riso foi criado em 1998 no Departamento de Interpretação da Escola de Teatro do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Coordenado pela Profª Ana Achcar, integra projetos nas três instâncias da formação em nível superior: a extensão social, o ensino acadêmico e a pesquisa institucional.
A ação principal do programa é atuação artística dos estudantes da Escola de Teatro que, após seguirem formação especializada, atuam como palhaços, regularmente, duas vezes por semana no serviço pediátrico do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG – UNIRIO), Hospital da Lagoa e em duas enfermarias pediátricas do Instituto Fernandes Figueira (IFF).
Os enfermeiros palhaços realizam, no âmbito da ficção, procedimentos da rotina médica e de enfermagem, explorando os espaços físicos, sons específicos e objetos característicos do ambiente hospitalar, buscando estabelecer novas e lúdicas relações com aqueles que o habitam, sejam eles da equipe de saúde, pacientes, acompanhantes, faxineiras, seguranças.
Na Universidade, o Programa dirige ações num projeto de formação e treinamento para o estudante de teatro, que são oferecidas através de disciplinas optativas da grade curricular do curso de Bacharelado e Licenciatura em Artes Cênicas. Também fazem parte desta estrutura cursos de extensão para treinamento específico e suporte técnico, ministrados por artistas profissionais convidados. Além do curso prático/teórico sobre a linguagem cênica do jogo do palhaço, os estudantes se exercitam, periodicamente, em disciplinas tais como: mágica, confecção e manipulação de bonecos, percepção musical, improvisação do movimento corporal, além de frequentar oficinas e encontros com psicólogos cujos temas tratam do desenvolvimento infantil; e de seguir workshops com atores que atuam como palhaços para trocas de técnicas e experiências.