ESPERA-SE é o segundo espetáculo do Programa Enfermaria do Riso/UNIRIO que, nos últimos vinte e quatro anos tem se dedicado à formação de palhaços para atuarem em hospitais no Rio de Janeiro.
No lugar dos corredores, enfermarias e ambulatórios rotineiros, espaços não formais de atuação, o palhaço volta ao palco, ao exercício cênico que, justamente, alimenta, renova, ventila o seu dia a dia no hospital. Lá, manter a qualidade, historicamente, transgressora, da sua presença é o seu principal desafio. Aqui, construir a cena a partir da experiência hospitalar obriga o palhaço de hospital a uma precisa adequação estética e performática do seu cotidiano.
No centro dessas duas linhas de força, ESPERA-SE fala da graça de não perder a alegria de poder imaginar e recriar a realidade. Mesmo que ela seja ainda, apenas esperar.
ESPERA-SE foi criado a partir de exercícios de improvisação entre quatro palhaços e um banco de quatro lugares. As possibilidades de utilização do objeto extrapolaram as situações cotidianas e acabaram construindo cenas mágicas e extraordinárias que sugerem lugares variados, tempos diferentes, e que reforçam a necessidade de encontrar outras saídas e novas propostas para enfrentar a dura realidade que se apresenta por vezes diante de nós: não ser chamado, não estar na lista, ser esquecido, ser ignorado, ser excluído.
ESPERA-SE fez sua primeira apresentação no dia 13 de dezembro de 2010, no Palcão da Escola de Teatro da UNIRIO, Avenida Pasteur 436 fundos na Urca.
FICHA TÉCNICA:
Criação: Ana Achcar, Flavio Souza e Grupo Enfermaria do Riso
Direção: Ana Achcar e Flávio Souza
Direção de Arte ( Figurinos, Cenário e Objetos, Iluminação): Flávio Souza
Preparação Musical: Isadora Medella
Música e Sonoplastia: Isadora Medella e grupo Enfermaria do Riso
Programação Visual: Flavio Souza
Produção Executiva: Luiza Debritz
Fotos: Diana Herzog
Atuação: André Rodrigues, Leticia Medella, Mariana Fausto e Tiago Quites